• +55 19 3541-6407
  1. Notícias
  2. Sem categoria
  3. Exercício Prancha – O que é e seus benefícios!

Notícias

15fev 2017

Exercício Prancha – O que é e seus benefícios!

prancha

Este famoso exercício isométrico vem sendo usado em diversas modalidades de treino como Pilates, Treinamento Funcional e até no Yoga, por ser considerado muito eficiente e prático, não exigindo local específico ou equipamentos e acessórios. O exercício é executado basicamente utilizando apenas o próprio peso corporal e a capacidade de estabilizar o corpo pelo maior tempo possível em uma posição.

Trata-se de um exercício seguro por não exigir movimentos articulares (isométrico) como outros existentes, porém exige cuidado para ser executado da maneira correta e não sobrecarregar articulações.

O exercício prancha trabalha vários músculos das regiões dorsal e abdominal e também do quadril. A região do CORE é muito exigida e trabalhada durante a execução e este fortalecimento é importante não somente para a estética ou performance, mas para pessoas que possuem o CORE enfraquecido, má postura, dores nas costas, hérnias discais, artroses e outros problemas de saúde.

O fortalecimento desta parte central do corpo garante estabilidade para a prática das mais diversas atividades físicas, prevenindo contra lesões e aprimorando a capacidade do indivíduo de sustentar o peso do próprio corpo com a musculatura do CORE.

OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO PRANCHA:

Por se tratar de um exercício proprioceptivo, ou seja trabalha músculos posturais e mais profundos, ao pratica-lo diariamente tem-se alguns benefícios como:

  1. Força e Definição: As pranchas trabalham os principais grupos musculares do core, incluindo o transverso, o reto abdominal, o oblíquo externo e os glúteos. Se você fortalecer esses músculos vai notar que a sua capacidade de levantar pesos vai aumentar, o seu desempenho nos esportes de salto vai melhorar além da possibilidade dos músculos locais serem ressaltados definindo o abdômen.
  2. Menor do risco de lesões nas costas e coluna vertebral: De acordo com o Conselho Americano de Exercício fazer pranchas regularmente não só reduz significativamente a famosa dor nas costas, como também fortalece os músculos da região abdominal, o que pode garantir forte suporte para toda as costas, especialmente na área superior. Devido à melhora na postura e na consciência postural, o risco de lesões na coluna diminui. O benefício do exercício de prancha abdominal também se estende aos órgãos internos, que ficam mais protegidos por músculos mais firmes. O alívio de dores e recuperação em lombalgia (dores na lombar) e hérnia de disco, são lesões em que esse treino é muito recomendado, pois além de promover o fortalecimento da região, ele não tem movimentos, o que torna a atividade mais segura.
  3. Metabolismo turbinado: Elas são uma excelente maneira de desafiar o seu corpo inteiro. Por isso, realizar esse exercício todos os dias vai queimar mais calorias do que os abdominais tradicionais. Os músculos do core, fortalecidos por meio da prancha, vão garantir a queima calórica até mesmo quando você estiver parado. Isto é especialmente importante se você passa a maior parte de seu dia sentada no trabalho.
  4.  Melhora na postura: Fazer pranchas melhora significativamente a sua capacidade de ficar com a postura reta e estável. Através do fortalecimento de core, o seu corpo será capaz de manter a postura correta, já que os músculos no abdômen tem grande influência sobre a estabilidade do pescoço, ombros, peito e costas, possibilitando um melhor alinhamento da coluna.
  5. Melhora o equilíbrio Alguma vez você já tentou ficar de pé apoiando uma perna só e caiu depois de alguns segundos? Isso acontece por que seus músculos abdominais não estão fortes o suficiente para dar o equilíbrio necessário e o a prancha pode ajudar neste trabalho.
  6. Maior flexibilidade: A flexibilidade é um dos principais benefícios de fazer prancha regularmente, justamente porque o exercício alonga vários grupos musculares como ombros, omoplatas e clavícula – e os isquiotibiais, arcos e dedos dos pés.

Porém é importante sempre ter o acompanhamento de um profissional capacitado para orientar e analisar a correto cumprimento do exercício.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *