• +55 19 3541-6407
  1. Notícias
  2. Sem categoria
  3. Escoliose

Notícias

8dez 2017

Escoliose

A escoliose é um desvio anormal da coluna vertebral, seja para o lado esquerdo ou direito do corpo, sendo
mais prevalente em crianças e adolescentes, mas também podendo atingir os adultos após os 50 anos.
escoliose
Considerada um desvio anormal da coluna vertebral, a escoliose pode ter origem congênita (de nascença), neuromuscular ou idiopática (sem causa definida).  Embora ela não costume gerar dor, sendo tratada com a reeducação postural e uso de coletes, há casos graves em que apenas com cirurgia é possível corrigir o desvio.

1. Quais os fatores de risco para o surgimento ou agravamento da escoliose? Apesar de ter causas diferentes, principalmente a do idoso, pode evoluir pelos mesmos fatores, como a má postura ao sentar, levantar ou carregar peso; sedentarismo em geral; sobrecarga da coluna com excesso de peso de bolsas, caixas, compras, entre outros; e uso excessivo de salto alto.

2. Em que idade a doença é mais comum? A escoliose costuma ser diagnosticada com mais prevalência na adolescência, na fase do crescimento, e por isso é conhecida por atingir mais crianças e jovens. Isso não impede, no entanto, de ela ocorrer também em adultos, especialmente após os 50 anos.

3. Como é feito o diagnóstico da doença? O diagnóstico da escoliose é inicialmente clínico, em que o terapeuta pede para o paciente inclinar o corpo para frente em um movimento simular ao realizado quando queremos tocar os pés, com as pernas esticadas. Nesta posição, um dos lados do tórax ou da região lombar aparece mais alto, fora de nível. Outras alterações vistas no exame é a assimetria dos ombros e a distância do braço para o corpo e/ou dos quadris. Após o primeiro diagnóstico clínico, é pedido um exame radiológico para a identificação do grau do desvio.

4. Como é o tratamento?
Acompanhamento clínico, com seguimento para terapias físicas de alinhamento de postura, fortalecimento muscular e
atividade física direcionada. (escolioses abaixo de 25º).
Uso de colete (escolioses acima de 25º).
Cirurgias (em alguns casos em que a escoliose tem mais de 40º).
Nos adultos o grau da escoliose não tem a mesma importância que nos adolescentes.
Além do desvio postural, os sintomas de dor é um indicativo importante para procura de um profissional capacitado e capaz de avaliar e decidir qual o melhor tratamento a se optar.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *