• +55 19 3541-6407
  1. Notícias
  2. Sem categoria
  3. Biomecânica do Disco Intravertebral

Notícias

9maio 2018

Biomecânica do Disco Intravertebral

Biomecânica do Disco Intravertebral

Maca techmec

O disco intravertebral armazena e distribui toda energia durante os movimentos da coluna vertebral, tendo sua estrutura hidrófila do núcleo pulposo, envolto pelo anel fibroso pouco extensível, que cria uma pressão interna no núcleo. Isso permite resistir melhor às pressões axiais e geradas nos movimentos da coluna.

Este fato explica, ao menos parcialmente, a perda da estabilidade de um segmento da coluna em que o disco está lesado, com hérnias discais. Durante os movimentos da coluna, a carga no disco provoca um aumento da pressão interna do núcleo e, consequentemente eleva também a tensão das fibras do anel fibroso.

Extensão: A vértebra superior desvia-se para trás, o espaço intravertebral diminui posteriormente e o núcleo é empurrado anteriormente. Ele se apoia sobre as fibras anteriores do anel, provocando o aumento da tensão.

Flexão: A vértebra superior inclina-se anteriormente e o espaço intravertebral diminui perto do bordo anterior; o núcleo é empurrado posteriormente, apoiando-se sobre as fibras posteriores do anel, o que faz aumentar a tensão.

extensao

Inclinação Lateral: A vértebra superior desloca-se para o lado do movimento, tendo o núcleo empurrado para o lado contrário, resultando no aumento da tensão das fibras do anel deste lado.

laterizacao

Rotação: Observa-se a entrada em tensão das fibras do anel, cuja obliquidade é oposta ao movimento de rotação. Ao contrário, as fibras das camadas intermediárias, cuja obliquidade é inversa, são distendidas. A tensão é máxima no nível das camadas centrais, cujas fibras têm maior obliquidade; o núcleo é então fortemente comprimido, e sua pressão interna aumenta proporcionalmente com o grau de rotação.

rotacao

A maca 500z da TechMec é o único equipamento que possibilita desempenhar trabalhos nos 3 eixos, realizando os movimentos de flexão, extensão, laterização e rotação da coluna lombo-pélvica.
Fonte: Lrv. Movimento Articular VII

#techmec #herniadedisco #flexaodistracao #amelhormaca

TECHMEC-  Você Conhece, Você Confia!

Líder em Macas Elétricas!

@techmec

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *