• +55 19 3541-6407
  1. Notícias

Notícias

8dez 2017

Escoliose

A escoliose é um desvio anormal da coluna vertebral, seja para o lado esquerdo ou direito do corpo, sendo
mais prevalente em crianças e adolescentes, mas também podendo atingir os adultos após os 50 anos.
escoliose
Considerada um desvio anormal da coluna vertebral, a escoliose pode ter origem congênita (de nascença), neuromuscular ou idiopática (sem causa definida).  Embora ela não costume gerar dor, sendo tratada com a reeducação postural e uso de coletes, há casos graves em que apenas com cirurgia é possível corrigir o desvio.

1. Quais os fatores de risco para o surgimento ou agravamento da escoliose? Apesar de ter causas diferentes, principalmente a do idoso, pode evoluir pelos mesmos fatores, como a má postura ao sentar, levantar ou carregar peso; sedentarismo em geral; sobrecarga da coluna com excesso de peso de bolsas, caixas, compras, entre outros; e uso excessivo de salto alto.

2. Em que idade a doença é mais comum? A escoliose costuma ser diagnosticada com mais prevalência na adolescência, na fase do crescimento, e por isso é conhecida por atingir mais crianças e jovens. Isso não impede, no entanto, de ela ocorrer também em adultos, especialmente após os 50 anos.

3. Como é feito o diagnóstico da doença? O diagnóstico da escoliose é inicialmente clínico, em que o terapeuta pede para o paciente inclinar o corpo para frente em um movimento simular ao realizado quando queremos tocar os pés, com as pernas esticadas. Nesta posição, um dos lados do tórax ou da região lombar aparece mais alto, fora de nível. Outras alterações vistas no exame é a assimetria dos ombros e a distância do braço para o corpo e/ou dos quadris. Após o primeiro diagnóstico clínico, é pedido um exame radiológico para a identificação do grau do desvio.

4. Como é o tratamento?
Acompanhamento clínico, com seguimento para terapias físicas de alinhamento de postura, fortalecimento muscular e
atividade física direcionada. (escolioses abaixo de 25º).
Uso de colete (escolioses acima de 25º).
Cirurgias (em alguns casos em que a escoliose tem mais de 40º).
Nos adultos o grau da escoliose não tem a mesma importância que nos adolescentes.
Além do desvio postural, os sintomas de dor é um indicativo importante para procura de um profissional capacitado e capaz de avaliar e decidir qual o melhor tratamento a se optar.
1dez 2017

Linha de Drop Portátil e Drop Cervical

Sistema de Drop – Drop Portátil e Cervical

Uma das técnicas mais utilizadas pelos terapeutas hoje em dia é o sistema de drop. Criado pelo quiropraxista Dr. Joseph Clay Thompson como “método de ajuste quiroprático”(United States Patent Office, 1955), este equipamento foi desenvolvido baseando-se a primeira lei de Newton onde um corpo deve permanecer em repouso ou movimento linear até que seja influenciado por alguma força a ele impressa. A aplicação do mecanismo de Drop vem para facilitar e complementar as técnicas estruturais já existentes que recebem diversas denominações tais como, ajuste, thrust, manipulação, entre outras, executando-se uma manobra de grande velocidade e pequena amplitude de movimento aplicado no segmento articular lesado. Aplica-se um impulso sobre o segmento articular restrito sobre o drop para que, o mesmo movimente em relação aos demais tecidos adjacentes devolvendo a função ou movimento.

Alguns dos objetivos das técnicas aplicadas com este mecanismo são:

  • Liberar aderências;
  • Restabelecer a função articular;
  • Normalizar o sistema vascular local;
  • Provocar um reflexo aferente;
  • Estimular os centros simpáticos ou parassimpáticos para obter a ruptura do arco reflexo neurovegetativo patológico;
  • Dar comodidade ao paciente.

A TechMec, buscando sempre oferecer e desenvolver novas ferramentas para os profissionais, criou o Drop Portáil e o Drop Cervical, ferramentas leves, pequenas, precisas e extremamente eficazes que logo passaram a equipar muitas clínicas, escolas e faculdades por todo país. Os equipamentos possuem componentes de alta qualidade como aço inox, baquelite, tecido resistente e acabamento refinado.

Há um manípulo onde pode ser regulada a pressão do drop conforme o peso do paciente e local a ser tratado, oferecendo vários níveis de resistência.

Para algumas manobras pode-se fazer uso de pequenas cunhas de espuma também conhecidos como cunhas de Dejarnette, para orientar a direção da correção durante o procedimento.

A eficácia da técnica de drop é extremamente eficaz e traz várias vantagens, tais como:

  • Maior conforto para paciente;
  • Menor desgaste do profissional;
  • Manobras seguras com paciente em crise;
  • Menor risco de fraturas em pacientes com osteoporose leve;
  • Facilidade para tratar pacientes obesos e idosos;
  • Agilidade no tratamento.

É sempre bom lembrar que a aplicação das técnicas, tais como drop, não foge ao raciocínio de qualquer outro tratamento e seu resultado depende da avaliação e estratégia de tratamento.

drop cervical

Drop Cervical

Drop Portátil

Drop Portátil

1dez 2017

Sistema de Drop – Maca Flexo Distração 500z

Você utiliza todos os recursos de usa maca?

O modelo 500z, além do mecanismo de flexo distração, possui o sistema de drop, onde através de alavancas criadas pela maca o profissional pode realizar manipulações e ajustes com menor desgaste físico, menor risco de fraturas para pacientes com osteoporose, maior segurança e precisão, tratar pacientes em crise sem a necessidade de muita movimentação do mesmo para criação de alavancas, maior facilidade de trabalhar com pacientes pesados, além de agilizar o tratamento.

No vídeo, a consagrada osteopata e cliente Marina Valladão @clinicamarinavalladao , executando suas técnicas com o recurso da maca.

 

#techmec #droptable #flexaodistracao #macadedrop

 

 

28nov 2017

Maca de Descompressão Discal – Flexão Distração

Repost: @rossettimoniTratamento para dor na coluna com Flexo Distração. Benefícios: posição de conforto ao paciente, diminuição da protusão do disco intervetebral, melhorando pinçamentos de nervos, alívio dos sinstomas das hérnias de disco, alongamento de ligamentos que compõe a estrutura da coluna, abertura do canal vertebral e dos espaços por onde as raízes nervosas passam, efeitos sobre as fáscias, entre outros.

TECHMEC – Líder em Macas – Você Conhece, Você Confia!

 

24nov 2017

Tração Cervical Elétrica TechMec

A tração cervical elétrica é mais um lançamento exclusivo da TechMec que sempre se posiciona na vanguarda do setor e desenvolve equipamentos diferenciados para que os profissionais brasileiros tenham as melhores ferramentas disponíveis em suas clínicas. Seu uso pode ser indicado para as patologias: discos herniados, osteoartrite, compressão da raiz do nervo, cefaleias, retesamento muscular e rigidez articular, sempre passando por uma avaliação criteriosa de cada paciente pelo profissional da saúde.  Na ilustração, nossa querida cliente Marina Valladao, que utiliza o equipamento na maca de flexo distração 500z com muita frequência e tem obtido ótimos resultados junto aos seus tratamentos.

 

Página 1 de 1112345...10...Última »