• +55 19 3541-6407
  1. Notícias
  2. Sem categoria
  3. Como saber se o paciente está aderindo aos exercícios domiciliares prescritos?

Notícias

7fev 2019

Como saber se o paciente está aderindo aos exercícios domiciliares prescritos?

Evidenciados por vários estudos, os exercícios físicos são considerados etapas fundamentais para o sucesso no tratamento de dores crônicas na coluna lombar. Dentro desta perspectiva, os profissionais da área de saúde recomendam aos seus pacientes a prática de atividades físicas, e passam vários exercícios específicos a serem realizados em casa, incentivando-os a terem autonomia no processo de recuperação através de exercícios fora do ambiente da clínica.  Porém, o terapeuta encontra grande dificuldade em acompanhar e saber sobre a adesão aos exercícios por parte de cada paciente orientado, e este acompanhamento, é de essencial importância para estabelecer programas de exercícios, assim como mudança de hábitos no estilo de vida.

elevacao_quadril_casa

Neste sentido, os profissionais contam com uma ferramenta desenvolvida por pesquisadores de Londres (Faculty of Life Sciences & Medicine, King’s College London), padronizada e confiável que avalia a adesão ao exercício prescrito pelos profissionais.

“Exercise Adherence Rating Scale” – EARS: em português – Escala de avaliação de Adesão ao Exercício). Esta escala permite avaliar, através de 6 itens simples, o comportamento da adesão do paciente ao programa de exercícios proposto.

Para maiores informações e acesso à ferramenta segue contato do grupo de pesquisa em DOR – LabMovdor –  ligado ao Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.

O LabMovDOR (projeto de mestrado da Dra. Mariana Romano de Lira) está trabalhando na adaptação e validação para o português brasileiro dessa escala.

Autores: Dra. Mariana Romano de Lira /Profa. Dra. Thais Cristina Chaves – https://labmovdor.com.br/participantes/

Fonte: https://labmovdor.com.br/

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *